quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Confessionário: uma noite sem estrelas.



Olho para o céu e vejo somente a escuridão. Angustiante elevar os olhos e ver somente aquele espaço vazio, sem os pequenos pontos reluzentes ou até mesmo a apaixonante lua. Não há nada no céu desta vez, apenas o vácuo. Noites assim não dá nem vontade de sair de casa, a impressão que dá é que tudo ocorrerá inadequadamente, o universo não irá conspirar a meu favor e de repente a superstição anda de mãos dadas com a minha fragilidade.

Gosto de quando as noites são cobertas por aquele tecido brilhoso, noites claras e cheias de estrelas me fascinam. Comparo as noites e suas diferenças com a minha vida.

A tristeza é realmente isso, noites escuras. As densas trevas me humilham, deixam-me fraca.  Quando estou assim abatida por qualquer motivo, não vejo nenhum fio de luz ou qualquer outra coisa que me guie à alegria. Não há nada que possa ser contemplado nessa noite escura e sem estrelas, não há nada que possa a ser contemplado em mim quando estou triste.

Certa vez quando estava assim, um amigo muito alegre e que sempre parecia não ter nada do que reclamar foi me visitar. Confesso que quando estou assim a ultima coisa que quero é alguém que esbanje suas felicidades diante de mim. Eu me sinto tão inferior e acabo ficando pior do que já estava. E com um tom arrogante, cansada de tantos sorrisos lhe questionei. ‘ Você é sempre assim tão feliz ou quando está triste, finge está bem para que ninguém perceba o que se passa aí dentro de você? Às vezes tento perceber falsidade em seus lábios, mas não consigo. ’ E lhe disse à comparação que fazia a minha tristeza com as noites escuras. Meu amigo assustado, mas sem perder o seu risinho alegre disse-me algo que até hoje lembro com muita exatidão, ‘Mesmo que o céu esteja nublado, ele não deixa de possuir as estrelas. Podemos até não vê-las nas noites escuras, mas elas continuam lá e logo, logo voltaremos a contempla-las. ’

A partir desse dia passei a ter uma nova reação diante da minha tristeza. Quando algo me abater e os momentos angustiantes aparecerem, eu saberei que mesmo com densas trevas não deixarei me influenciar por isso, pois agora sei que a felicidade e os momentos bons me acompanharam sempre, eles fazem parte de mim e mesmo que não os possa ver, eles estão aqui. Assim como as noites nubladas e mesmo com as estrelas escondidas elas estão presentes.

                                                                                                            Laryssa Bernades

Nenhum comentário:

Postar um comentário