quarta-feira, 12 de junho de 2013

Em face do maior encanto: (Especial Dia dos Namorados)


Há quase um século que Vinícios de Moraes escreveu um dos mais lindos e românticos poemas que já conheci: “Soneto de Fidelidade”. No qual a primeira estrofe  me chama uma atenção especial.

“De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.”

Penso que quando estamos apaixonados, vivenciamos exatamente isto, o ENCANTAMENTO! Amor, romantismo e tudo mais que desencadeia uma porção de sentimentos bons.

Ah o romance. Parece até que foi ontem, a primeira vez que meus olhos se encantaram [verdadeiramente] por alguém. O sorriso congelado, a palpitação acelerada não só do coração, mas da alma, por inteira. Sentir-se assim dá a impressão de que nada mais importa cada segundo passa rapidamente e todo tempo já nem é suficiente. E não para por aí. Os primeiros encontros; os primeiros sorrisos [juntos] as mão entrelaçadas e enfim, o tão esperado beijo.

Como pode alguém viver sem se apaixonar, sem amar? Julgo isso algo impossível. Pois como diz o poeta: “Até mesmo o terrível vilão, encontra espaço no coração para deixar-se envolver pelo amor.”

Vida cheia de afetos e romantismos é o que queremos. Olhar para o mundo em volta e poetizar até mesmo as pedras, ouvir o canto de um pássaro e derreter-se de alegria por tamanha lindeza. É exatamente assim que me sinto, movida por algo mais que uma simples paixão.

Prisão que nos deixa livres – é assim que encaro o amor. Somos prisioneiros privilegiados, rodeados por uma fortaleza. Livres para escolher viver ou não esse sentimento e quando decidimos que sim, estaremos presos por vontade própria, na vida e no coração do outro assim como ele viverá em nós. 

P.s: Feliz dia dos namorados. E pra quem ama, todo dia é dia 12 de junho!


                                                                                                           Laryssa Bernades