segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Uma nota sobre o perdão



Certa vez me questionaram sobre o perdão. Como se pode perdoar alguém que a magoou profundamente, que manchou sua confiança?
Quando reflito a esse respeito, a única pessoa que me vem a mente, é Ele, o único e verdadeiro, Jesus. 

Não sou perfeita. Na verdade, muitas vezes nem empenho-me a ser. Está aí minha primeira falha. Deus requer que sejamos imitadores de Cristo, trilhar os Seus caminhos e submeter-se a vontade do Pai. A vontade de Deus, por diversas vezes não coincidem com as minhas. O que faço, deixo o Senhor agir? a resposta perfeita seria, sim. Mas esta aí mais uma de minhas falhas. Atropelo aquilo que o Pai tem pra mim [que é o melhor] e me frustro com minhas supostas certezas. Inúmeras vezes caí, por achar que sabia o que era melhor pra minha vida. Por varias e varias vezes errei, e quando já estava lá na frente, a beira de um precipício, percebo [à tempo] que posso retroceder.

Como o filho pródigo, retorno a casa do pai. Sou recebida de braços abertos, novas vestes e sandálias.

Lembro-me dos meus erros. Por diversas vezes falhei [e infelizmente] ainda falho. Mas o que seria de mim, se a cada erro, Deus lançasse-me direto a condenação eterna? 

Aqui esta a resposta para a pergunta dos meus 'questionadores'. Aquele que é fiel e justo pra me perdoar, me proporcionou essa escolha, esse privilégio, que somente aqueles que verdadeiramente, experimentaram do perdão e consequentemente amor de Deus, podem fazer. Perdoar. Realmente não é fácil, mas quando vejo no espelho, o reflexo de um ser falho e coberto de máculas, eu mesma me pergunto.. Como posso não perdoar, alguém que erra, assim como eu? Que prepotência a minha, seria se, ao perceber o arrependimento, as tentativas de melhoramento de outras pessoas, dizer: 'você não merece perdão.'

Que Deus, com sua infinita misericórdia, continue proporcionando a mim este privilegio. De querer o bem do próximo, de poder perdoar [sendo eu imperfeita] assim como sou diariamente perdoada por um ser [magnificamente] perfeito. Que o amor continue prevalecendo, por essa estrada cheia de obstáculos, cheia de placas com fases.. "Não ame." "Não perdoe." Que os pensamentos do mundo não corrompam aquilo de mais bonito que tenho, a marca que carrego, a Cruz em meu coração. Símbolo do amor e do perdão.”

                                                                                           Laryssa Bernades